Blog

5 dicas para uma excelente diagramação

5 dicas para uma excelente diagramação

Qualquer projeto gráfico exige atenção a vários detalhes no momento do seu desenvolvimento. O designer precisa pensar no conteúdo, na distribuição dele na página, nas cores, margens, etc. Tudo isso é essencial para o tipo de comunicação visual que o impresso quer propor. 📰

Assim, esse processo é chamado de diagramação e representa o conjunto de técnicas usadas pelo profissional para organizar todos os elementos na página. Dessa forma, hoje separamos 5 dicas que você deve seguir para uma boa diagramação. Confira:

👀 Mantenha uma identidade visual: para deixar o projeto mais agradável e fidelizar os leitores, é preciso adotar um padrão de cores, visando criar relevância para o conteúdo. As cores devem se identificar com o texto e o tema do material.

📄 Cuidado com a legibilidade e texto: o cliente não pode, de forma alguma, sentir dificuldades em ler o texto. Assim, observe a disposição dele na página e o espaçamento entre as linhas. E não exagere na quantidade de texto, pois o leitor se cansa rápido.

🔠 Não use muitas fontes: por mais que existam centenas de tipos de fontes, não faça uma “salada de frutas” com elas. Use um ou dois tipos e de acordo com o texto. Há ótimas fontes, mas que não são boas para determinados projetos.

📖 Utilize colunas: a melhor forma de organizar o conteúdo é separando-o em colunas. Dessa forma, você pode dividir o texto em duas ou três colunas, por exemplo. Elas contribuem para a legibilidade. Opte por colunas curtas para textos dinâmicos e colunas mais compridas para textos mais densos.

🎞️ Insira boas imagens: as fotos utilizadas no projeto precisam seguir uma série de requisitos. Então, use sempre fotos em alta resolução e, por isso, tome cuidado com as imagens da internet. Por fim, também observe questões como brilho, contraste e cores, pois isso influencia no resultado final do material.