Blog

As cores que despertam sentimentos

As cores que despertam sentimentos

Qual sua cor preferida? Essa é uma pergunta clássica e que sempre temos a resposta na ponta na língua. Mas esse questionamento só existe porque as cores despertam sentimentos nas pessoas. E, na área gráfica, as cores têm ainda mais importância. Seja em um livro, folder, cartaz ou em qualquer outro material impresso, as cores são de extrema importância para a melhor experiência do leitor. 🎨

Dessa forma, quando um material impresso é desenvolvido, vários detalhes são levados em conta, incluindo as cores utilizadas. Nesse sentido, o uso certo das cores traz resultados incríveis nos impressos. Pensando nisso, confira o que as principais cores transmitem para as pessoas:

❤️ Vermelho: estimula a sensação de urgência e energia. Muito relacionada ao amor e paixão, pois incentiva a tomada de decisão;

💛 Amarelo: a cor do otimismo e alegria. Também tem ligação com o lado financeiro, pois simboliza o ouro (quem nunca usou amarelo na virada de ano?);

💙 Azul: fortalece a credibilidade e confiança, contribuindo para a criatividade. Também está muito ligada com o lado espiritual;

🧡 Laranja: é uma cor vibrante, que transmite energia e entusiasmo. Muitas empresas usam o laranja para atrair clientes, principalmente quando há promoções;

💚 Verde: a cor da saúde e bem-estar, ligada à natureza, transmite tranquilidade. É também a cor da fertilidade;

💜 Roxo e 🖤 Preto: cores de poder, estimulam o cérebro a resolver problemas. Podem ser usadas para representar o luto.

Esses são apenas alguns exemplos, mas já podemos perceber como as cores influenciam na nossa vida. Elas também são classificadas em cores frias e quentes. As primeiras transmitem sensação de tranquilidade e calma. Já as segundas são mais utilizadas para reflexão de modo geral, estimulando o cérebro.

Por isso, na hora de elaborar qualquer tipo de material impresso, as cores precisam ser cuidadosamente escolhidas. Assim, tanto a gráfica quanto o cliente devem levar em conta:

✔️ Público-alvo do material impresso;

✔️ Objetivo da publicação (quais sentimentos pretende estimular no leitor?);

✔️ Tipo de linguagem que será utilizada;

✔️ E ainda o projeto gráfico no geral.

Porém, a utilização das cores deve ser feita com equilíbrio, caso contrário, o impresso pode se transformar em uma grande salada de frutas, confundindo o leitor. Por fim, bem aplicadas, as cores fazem toda a diferença em um projeto. 👨‍🎨👩‍🎨