Blog
4 dicas para uma boa impressão gráfica
O desenvolvimento de um material gráfico exige atenção em todas as etapas. Alguns detalhes simples podem influenciar no resultado final. Então, é melhor fazer tudo direitinho para evitar dor de cabeça no momento da impressão, não é mesmo? Por isso, separamos 4 dicas de ouro para seu projeto gráfico sair do jeito que você imaginou. 😃
1° - Atenção com a escala de cores 🎨
Todo material impresso deve utilizar a escala de cores CMYK. O sistema Pantone também pode ser usado. Porém, nunca use o RGB, já que ele é ideal apenas para materiais que serão reproduzidos em monitores. Assim, no impresso, o RGB pode comprometer o resultado da impressão. Então, se necessário, converta as imagens e textos para CMYK.
2° - Cuide com as margens e sangria 📑
Após a impressão, o corte do material pode sofrer uma variação de até 3mm. Dessa forma, você deve definir uma sangria e uma margem de segurança interna, ambas de 3mm. A sangria consiste em ampliar o fundo do projeto, extrapolando o limite da área impressa. Já a margem de segurança é o processo contrário. As informações como imagens e textos não devem ultrapassar essa margem, pois correm o risco de serem cortadas após a impressão.
3° - Use imagens de alta qualidade 🖼️
As imagens precisam ser de alta resolução. Elas podem estar satisfatórias na tela, mas isso não quer dizer que o resultado no impresso será bom. Então, cuidado com as fotos retiradas da internet. Para uma impressão de qualidade, as fotos devem ter, pelo menos, 300 dpi de resolução. E elas também devem ser impressas em CYMK.
4° - Converta as fontes em curvas 🔤
Basicamente, consiste em converter o texto em imagem vetor. Dessa forma, mesmo trocando de computador, por exemplo, você tem a garantia de que a fonte não sofrerá alteração. Assim, o texto deixa de ser editável.